EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ESTUDANTES COM AUTISMO

A TECNOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AUXILIANDO NA DIMINUIÇÃO DAS DIFICULDADES BÁSICAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Caio Henrique Pereira de Araújo
  • Evelyn Nunes da Silva Gualter

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na
interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo o autista
restringir-se a atividades e interesses específicos. O aluno que possui o transtorno encontra
dificuldades ao ingressar em uma escola regular despreparada para a adaptação curricular.
Sendo assim, é necessário que o discente autista receba um auxílio especial do docente por
meio de práticas pedagógicas e metodologias de ensino como um meio de tornar as
informações acessíveis aos estudantes portadores do TEA. A proposta deste estudo é
desenvolver um protótipo de um site que reúna as informações gerais da síndrome, as
tecnologias assistivas utilizadas em sala de aula, e que permita o compartilhamento das
experiências dos profissionais da área de educação da rede municipal da cidade de Guarulhos
que trabalharam com crianças autistas. Projetamos realizar pesquisa de campo para obter
compreensão aprofundada dos mecanismos subjacentes à integração de alunos autistas em
escolas municipais de Guarulhos, faixa etária 4-6 anos. Utilizaremos um questionário para
coletar dados de entrevistas, focalizando nas práticas pedagógicas dos professores que já
auxiliaram alunos autistas em sala de aula, visando sua incorporação no design preliminar da
plataforma. O resultado da pesquisa ainda não foi concluído, pois o questionário será
submetido a fase de coleta de informações dirigido aos educadores da rede municipal de
Guarulhos. É esperado que a pesquisa alcance a audiência educacional e, futuramente, seja
criada uma plataforma publicada na web para compartilhar experiências no ensino inclusivo
de alunos autista.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Henrique Pereira de Araújo, C., & Nunes da Silva Gualter, E. (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: A TECNOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AUXILIANDO NA DIMINUIÇÃO DAS DIFICULDADES BÁSICAS DO COTIDIANO ESCOLAR. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1328