CRIPTOGRAFIA

A MATEMÁTICA, EM SALA DA AULA, DE FORMA LÚDICA E DESAFIADORA

Autores

  • Alexandre Pereira Nascimento

Resumo

Este trabalho tem por objetivo colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem de forma lúdica. Assim, visa a compreensão da ideia geral sobre a criptografia, por parte dos educandos, permitindo que os indivíduos se envolvam diretamente com o conteúdo estudado. Por meio de conflitos cognitivos, os alunos constroem suas próprias maneiras de pensar, organizar ideias e estratégias para a resolução de problemas. Inicialmente, é apresentado um método específico de codificação de mensagens que não é enfatizado como o modelo único e central, concedendo a cada grupo formado autonomia e liberdade criativa para desenvolver sua própria cifra para ocultar uma mensagem. Ao longo do processo, fica evidente que a construção e concretização de conceitos não está ligada a condições sociais, mas à articulação de novas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente. As atividades produzidas pelos alunos mostram aprendizado significativo, indicando a internalização da ideia geral de criptografia. Embora os resultados sugiram que os objetivos tenham sido alcançados, ajustes são necessários devido a erros observados durante o processo de codificação de mensagens, afetando o procedimento de decodificação após a troca de mensagens. Os próprios grupos reconheceram pequenos erros à medida que se aproximavam do processo final, concluindo a atividade com sucesso, superando dificuldades iniciais e excedendo expectativas.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Criptografia. Interatividade.

 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Pereira Nascimento, A. (2024). CRIPTOGRAFIA: A MATEMÁTICA, EM SALA DA AULA, DE FORMA LÚDICA E DESAFIADORA. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1489